PLANILHA DE PREÇOS - Confeitaria Cakes

PLANILHA DE PREÇOS


Muitas amigas confeiteiras que estão iniciando sempre me pedem uma planilha para facilitar os cálculos para suas receitas, que seja fácil de preencher quando tem mudança nos preços dos produtos ou até do valor que se quer ganhar.

Desta forma resolvi fornecer esta planilha completa que inserindo os valores dos ingredientes e de quanto se quer ganhar pelo seu trabalho, ao final você saberá o valor de venda unitário de cada doce feito. 
Esta é a planilha ideal para o cálculo de preços das suas receitas!

A planilha pode ser utilizada na versão atual do Excel ou qualquer outro editor, inclusive online, como por exemplo, o Google Planilhas.


Manual da Planilha

A partir de agora vamos detalhar a planilha de preços para que você consiga preencher corretamente. 


Dividimos em 4 partes a primeira aba da planilha. A segunda aba servirá para você calcular o retorno do investimento que você fez e em quanto tempo você conseguirá ter esse retorno. A segunda aba veremos no final deste manual.

1. Ingredientes da Receita

Nesta parte da planilha você colocará todos os ingredientes e suas quantidades (gramas, unidades). No item 4 você terá algumas conversões de xícaras e colheres para o peso ou volume. Assim facilitará na hora de calcular. 

Neste item é obrigatório usar gramas, litros ou unidades, pois é desta maneira que você compra os produtos. Por isso usamos a tabela de conversão.

Na coluna "Ingrediente" você descreverá o ingrediente utilizado na receita. 

Na coluna "Quantidade do Produto" você colocará a quantidade total do produto que você comprou e não a quantidade utilizada na receita. 

Na coluna "Unidade de medida" você colocará a unidade (gramas, litros, unidades) do produto.

Na coluna "Preço de Compra" você colocará o valor de compra do ingrediente. Ao final desta coluna (linha 20) você encontra o valor total gasto com ingredientes.

Na coluna "Preço por Uni/Medida" será calculada o valor de cada ingrediente de acordo com a quantidade da compra.

Na coluna "Quantidade na Receita" você colocará a quantidade de cada ingrediente utilizada na receita.

As duas próximas colunas são as mais importantes.

Na coluna "Custo por Ingrediente" você descobre qual foi o valor que cada ingrediente usou na receita. Ao final desta coluna (linha 20) você encontra o valor total desta receita.

Na coluna "Margem por Ingrediente" você descobre a porcentagem de cada ingrediente usada na receita. Ao final desta coluna (linha 20) você deverá encontrar sempre 100%.

Estas colunas são as mais importantes porque aqui você descobre qual ingrediente tem mais custo. Sabendo quais são os mais caros, então você pode negociar a compra deles mais baratos. Assim você pode continuar cobrando o mesmo valor e ter um lucro maior ou pode repassar esta economia e dar um desconto para os seus clientes.



2. Custos Fixos e Variáveis

Na coluna "Custos Fixos e Variáveis" você descreverá os custos utilizados para fazer a receita. Exemplo de custos: gás, água, energia elétrica, mão de obra, etc.

Na coluna "Quantidade" você colocará a quantidade de dias ou horas usadas para fazer as suas receitas.

Na coluna "Unidade de Medida" você colocará a unidade (dias, horas) dos custos. O ideal é calcular por mês ou semana.

Na coluna "Valores" você colocará o valor médio gasto com os custos. Com a mão de obra você colocará o valor que quer receber no final do mês ou o valor que você paga para os seus funcionários. Ao final desta coluna (linha 26) você encontra o valor total gasto com os custos.

Na coluna "Preço por Uni/Medida" será calculada o valor de cada custo de acordo com a quantidade.

Na coluna "Quantidade Funcionários" você colocará a quantidade de pessoas que trabalham no seu negócio.

Na coluna "Custo por Receita" você descobre qual foi o valor de cada custo pelo tempo estipulado. Ao final desta coluna (linha 26) você encontra o valor total deste custo.

Na coluna "Margem por Receita" você descobre a porcentagem de cada custo pelo tempo estipulado. Ao final desta coluna (linha 26) você deverá encontrar sempre 100%.

Estas colunas são tão importantes quanto as do item 1.



3. Relatório

Aqui você analisará sua receita e o valor de venda sugerido baseado nos valores colocados nos itens anteriores.

Em "Rendimento da Receita" você colocará a quantidade total de unidades feitas com a receita. A quantidade sempre pode variar de acordo com o tamanho da forma utilizada. Você deverá preencher este campo.

Em "Despesas com Ingredientes por Unidade" você descobrirá o valor gasto com ingredientes em cada unidade do seu produto.

Em "Despesas com Custos Fixos e Variáveis" você descobrirá o valor gasto com os custos em cada unidade do seu produto.

Em "Média de Unidades Vendidas por dia" você preencherá a quantidade média de doces que você vende por dia.

Na "Taxa de Entrega" você preencherá se o seu produto tiver taxa de entrega. Se não tiver, coloque 0 (zero).

Em "Preço Sugerido de venda por unidade" aqui você descobrirá o valor de venda sugerido do seu doce sem a taxa de entrega.

Em "Preço de venda por unidade com Taxa de Entrega" aqui você descobrirá o valor de venda sugerido do seu doce com a taxa de entrega.

Em "Custo para produzir um produto/dia" você descobrirá quanto você gasta para produzir uma unidade por dia do seu produto.

Em "Lucro Apurado" você descobrirá o lucro em cada unidade que você vender.

Em "%Lucro Apurado" você descobrirá a porcentagem do lucro em cada unidade que você vender.

Em "Lucro Apurado Mensal" você descobrirá o lucro ao final do mês.

O ideal é reinvestir parte deste lucro mensal.



4. Conversão de Medidas

Esta tabela informa como converter algumas medidas das suas receitas para ajudar a preencher o item 1.


Retorno do Investimento

Em nossa planilha temos uma segunda aba aonde calculamos o valor investido com equipamento e em quanto tempo você poderá ter o retorno deste investimento.