PLANILHA DE PREÇOS

Planilha de Preços

Naked Cake de Morango


Quer uma fatia deste bolo?

INGREDIENTES DO NAKED CAKE


Creme de Confeiteiro

1/2 litro de leite
3 gemas
1 colher (sopa) de manteiga
1/2 xícara (chá) de amido de milho
3/4 de xícara (chá) de açúcar
1 colher (chá) de essência ou extrato de baunilha

Massa

12 ovos
3/4 de xícara (chá) de açúcar
3/4 de xícara (chá) de água
3/4 de xícara (chá) de farinha de trigo
2 colheres (sopa) de fermento químico
manteiga para untar

Calda (para regar o bolo)

3 colheres (sopa) de açúcar refinado
3 colheres (sopa) de água
1 colher (sopa) de conhaque (opcional)

MODO DE PREPARO DO NAKED CAKE


Creme de Confeiteiro

Leve ao fogo médio uma panela com o leite, a baunilha e metade do açúcar. Quando começar a ferver, desligue antes do leite derramar!

Numa tigela, misture as gemas e a outra metade do açúcar com um batedor de arame.

Junte o amido de milho às gemas e misture bem. Aos poucos, de concha em concha, vá acrescentando o leite quente e mexendo entre cada adição. Esse processo é importante para que as gemas não cozinhem – por isso o leite quente não deve ser adicionado de uma só vez.

Volte o creme à panela, leve ao fogo baixo e mexa com o batedor de arame até engrossar. Desligue o fogo e misture a manteiga.

Transfira o creme ainda quente para uma assadeira grande, passando pela peneira. Espalhe e cubra com filme, encostando no creme – isso serve para não criar uma crosta. Leve à geladeira até esfriar, por cerca de 4 horas (mas o ideal é preparar no dia anterior).

Massa

Corte dois discos de papel-manteiga, usando como medida o fundo das duas formas redondas que vai usar para assar a massa. Eles devem ficar do tamanho exato. Unte as duas formas, espalhando com pincel uma camada fina e uniforme de manteiga. Pressione com os dedos para colar o papel na forma untada. Pincele também a manteiga sobre o papel.

Separe as claras das gemas: na tigela da batedeira, junte as claras e bata com a água até ficar em neve.

Numa tigela grande, bata as gemas e o açúcar com um batedor de arame, até esbranquiçarem. Junte a farinha e o fermento e misture.

Com cuidado, incorpore as claras na mistura das gemas, até ficar liso (cuidado para não misturar demais e perder as bolhas de ar).

Pré-aqueça o forno a 180 ºC (temperatura média). Divida a massa igualmente entre as formas e deixe no forno por 20 minutos ou até começar a dourar. Retire do forno e deixe esfriar antes de desenformar.

Calda

Numa panela, misture o açúcar, a água e o conhaque e leve ao fogo médio. Quando ferver, deixe cozinhar por 1 minuto, até que o açúcar tenha dissolvido. Desligue o fogo e deixe esfriar.

Montagem

Retire o papel-manteiga que ainda estiver envolvendo os bolos. Deixe à mão tudo o que você vai precisar para a montagem: os dois bolos, a calda de açúcar, o creme de confeiteiro, os morangos e o açúcar de confeiteiro. Os utensílios também: fundo removível de uma das fôrmas, grade para resfriar, faca de confeiteiro, palito (ou espaguete) para furar, tigela pequena, pincel, colher, espátula de confeiteiro e peneirinha para polvilhar.

Coloque o fundo removível de uma das fôrmas sobre uma grade e apoie o disco sobre o fundo. Corte o topo com uma faca de confeiteiro (ou de pão bem longa) para nivelar. Faça pequenos furos na massa com o palito, delicadamente (não deixe chegar até o outro lado) e, com um pincel, espalhe a calda de açúcar sem encharcar a massa. Isso vai evitar que ela quebre. Erga o fundo de fôrma e transfira o disco para o prato de bolo.

Coloque no centro do bolo metade da quantidade do creme. Com a espátula de confeiteiro (ou as costas de uma colher) espalhe uma camada lisa e uniforme, levando o creme para as bordas, mas sem deixar escorrer pelas laterais.

Para o segundo disco, não corte a tampa para nivelar. Também não precisa furar a massa. Apenas pincele um pouco de calda e disponha sobre a camada que já está no prato de bolo. Espalhe o restante do creme e decore o topo com morangos (alguns cortados em metades, que impedem os inteiros de rolarem). Por fim, use uma peneirinha para polvilhar com o açúcar de confeiteiro.


Deixe seu recado nos comentários abaixo ou clique abaixo para mais
<< NAKED CAKE >>
Não esqueça de compartilhar com os amigos nas suas redes sociais

Ebook Recheios, Massas & Coberturas de Sucesso

Postar um comentário

0 Comentários