PLANILHA DE PREÇOS

Cronuts


Desde seu lançamento em meados de 2013, este curioso híbrido de croissant com donut causou furor em Nova York.

O cronut foi eleito uma das melhores invenções de 2013 pela revista Time e até hoje as pessoas ficam horas na fila para comprar. 

Esta popular bomba calórica é feita à base de manteiga, uma massa especial de croissant mas no formato de donut, após a fermentação ele é frito em óleo de semente de uva passada no açúcar, recheada com creme e coberto com glacê.

Os criadores recomendam que ele seja servido em temperatura ambiente. A melhor forma de cortar o cronut é com faca de serra, para evitar que as diferentes camadas de massa fiquem achatadas.

INGREDIENTES

Massa 
60 ml de leite em temperatura ambiente 
65 ml de água em temperatura ambiente 
6 g de fermento de padaria 
125 g de farinha de trigo normal
125 g de farinha forte (000) 
30 g de açúcar de confeiteiro 
1/2 colher de chá de sal 
50 g de manteiga fria 

Glacê
2 colheres de chá de açúcar de confeiteiro
Algumas gotas de suco de limão

Para o recheio 
Não há um único tipo de recheio. A confeitaria de Ansel lança sabores diferentes todo mês. Você pode escolher entre creme, morango, chocolate e doce de leite, entre outros. O limite é a sua criatividade.

Faça e Venda


MODO DE PREPARO

Massa de croissant (no dia anterior) 

Misture em um recipiente a água, o leite e o fermento. 

Em outro recipiente, misture as farinhas com o sal e o açúcar. Adicione a manteiga cortada em cubos e misture suavemente. A manteiga não deve chegar a derreter. 

Derrame a mistura de farinhas na mistura líquida e mexa com uma espátula. Quando a massa estiver pronta, coloque-a em um outro recipiente e deixe esfriar na geladeira durante uma hora. 

Coloque a massa sobre uma bancada enfarinhada. Estique-a até formar um retângulo de 20×40 centímetros. Depois dobre em forma de tríptico, removendo o excesso de farinha. Repita esse passo mais duas vezes, até deixar a massa no ponto. 

Envolva a massa em papel filme e deixe descansar na geladeira durante toda a noite.

Preparo dos cronuts

Com o recheio pronto, está na hora de preparar a cobertura de glacê. Misture o açúcar de confeiteiro com duas gotas de suco de limão (ou água) e bata bem. Se não conseguir a consistência desejada na primeira tentativa, adicione mais açúcar. Guarde na geladeira até os cronuts ficarem prontos. 

Agora sim, os cronuts. Estique um pouco a massa até ficar na espessura ideal, com cerca de um centímetro, e corte na forma arredondada dos donuts com um cortador de massa redondo. Não esqueça de deixar a abertura no centro. 

Aqueça o óleo de girassol e frite os cronuts, dourando-os de ambos os lados. Seque com papel absorvente e, enquanto ainda estão quentes, passe-os no açúcar. 

Depois de esfriarem um pouco, é hora de colocar o recheio. Faça três ou quatro furinhos na superfície dos cronuts e recheie com uma seringa. Aplique o glacê pra cobrir os furos. 

Decore a gosto. 





Postar um comentário

0 Comentários